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Pré e Pós Black Friday. Desafios de Outubro a Dez

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Black Friday chegou!

O que fazer para equilibrar a rentabilidade das promoções e a retração do mercado em outubro? Descubra neste artigo exclusivo as melhores abordagens para sua gestão de vendas.

A partir da segunda quinzena de outubro a tendência de desaceleração das vendas é uma realidade, onde a atitude de compra “do absolutamente necessário” tem as regras pessoais sob maior vigilância.

 

Os 3 perfis de políticas comerciais adotados pelos e-commerces:

  1. Preço de Tabela e segue o jogo: produtos muito desejados, de qualidade incontestável, escassos e de alto valor, cuja alta demanda traz segurança e previsibilidade. O melhor cenário.
  2. Descontos e promoções controladas: quando as promoções estão alinhadas com um calendário comercial, lançamentos e conforme a sazonalidade do mercado, onde os descontos são percebidos como oportunidades pelos clientes.
    A batalha mensal contra os concorrentes e a manutenção do posicionamento do mercado.
  3. Desconto todo dia: situação onde o valor de venda original já foi substituído e adotado como valor real do produto na mente dos clientes. O preço cheio (DE/PARA) só tem efeito para os novos entrantes, os clientes recorrentes já o desconsideram. Isso exigirá descontos mais agressivos em novembro.

 

O preço é percebido como um fator de qualidade da marca e produto.

Mesmo com a existência do discurso de “somos baratos e somos os melhores”, no longo termo este posicionamento tende a limitar a possibilidade de escalada de preços do portfólio e receita das vendas.

O posicionamento low cost submete a marca às pressões de produtos mais baratos, além de criar um baixo teto de valor percebido. Mas, cada um com a sua estratégia.

Entenda uma coisa, uma marca forte representa status e domínio social para os consumidores. Confira este conteúdo exclusivo sobre como aumentar o impacto de sua comunicação para obter mais vendas: Como funciona o Neuromarketing: Deixe o cérebro responder.

 

O desafio da meta de Outubro

Quando os clientes retraem as compras aguardando as ofertas de novembro, cabe ao comercial e marketing garantirem que o período seja compensado com o aumento das vendas de novembro.

Aqui temos o desafio entre o equilíbrio e a recomposição das margens, já que quanto maior o desconto, menor serão. Faturamento e margens são coisas diferentes.

  • Sugiro observar o comportamento do período (Set/Out/Nov) a fim de validar a recuperação necessária para a cobertura da retração pré-black friday.
  • Por exemplo: para o B2B vale observar o trimestre incluindo dezembro, pois as vendas estão geralmente condicionadas até a primeira quinzena do último mês do ano, dependendo do segmento, e também por conta das férias coletivas nas empresas.
  • Foque na oportunidade de upselling no check-out, sugira produtos combinados nas páginas dos produtos e trabalhe composição média da margem quando vender mais de 1 item.

 

Então temos o seguinte cenário:

  1. Retração das vendas em outubro;
  2. Descontos agressivos em novembro;
  3. Possibilidade de estocagem pelos clientes B2B em novembro, reduzindo as vendas de dezembro;
  4. O mais importante: Na Black Friday absolutamente todos serão seus concorrentes, pois existirá sempre um celular, TV, tênis, game, livros, gadgets, roupas, uma hospedagem… cuja oferta não poderá ser ignorada.
  5. O Aumento do Custo de aquisição/mídia (Ads & programática);
  6. Bombardeio de mídia e comunicação sobre os clientes e leads durante o aquecimento e período da Black Friday;
  7. Clientes pesquisando seus itens de desejo, adicionando produtos nos carrinhos apenas para realizarem comparações de preço, frete e tempo de entrega. Este comportamento também gera o aumento do número de carrinhos abandonados;
  8. E a Cyber Monday no dia 29 de novembro com grandes descontos nas lojas digitais;

 

Simples, certo? :)

É cada vez mais necessário que as empresas invistam na captação de leads para a formação de bases de clientes, trabalhem sua nutrição, scores e movam os leads para seus devidos funis de acordo com seus interesses.

Neste processo é necessária a identificação dos interesses e preparação das abordagens de vendas e promoções.

Ao conhecermos o interesse do público antes de sua exposição às tentações de novembro, teremos a possibilidade de criar uma expectativa sobre nosso produto, a qual deverá ser pressionada com a utilização combinada de diferentes canais e formatos de envio.

Atenção, pois até mesmo as campanhas de e-mail, uploads de novas listas de envio também enfrentarão prazos mais longos para sua entregabilidade.

Busque novos recursos, utilize o envio por sms, whatsapp, pense na verticalização via apps, públicos segmentados e organize a régua de comunicação para que todos os pontos de contato e campanhas estejam alinhados. On e off-line.

 


Utilize o poder e viralidade das redes sociais

Combine influenciadores, criadores de conteúdo e promova a experiência de uso do produto desejado pelos compradores. A prova social faz a diferença quando a atenção dos consumidores é disputada por todo o mercado, on-line e off-line.

  • O unpacking é uma ótima abordagem para estimular as vendas em conteúdos de vídeo. O cérebro vê, os neurônios espelho são ativados e sensação de prazer é dominante. Crie experiências, engaje e venda mais. 
  • A estratégia Omnichannel é fundamental para o acompanhamento da jornada de compras de seus clientes. Saiba mais como organizar e integrar esta estratégia de atendimento neste artigo: Omnichannel: O Cliente em Liberdade.

Os e-commerces que trabalham com marcas próprias tendem a ter mais facilidade na segmentação da comunicação pelo interesse específico dos leads e consumidores pela marca.

Lojas multimarca, podem possuir uma segmentação mais abrangente ou restrita ao tipo de produto, porém em ambos os casos a segmentação e validação de canais constituem uma etapa importante do planejamento.

Evite sobrecarregar seus contatos com mensagens de produtos e interesses não validados por eles. Qualificação da base é tudo!


 

A Black Friday no Brasil foi convertida em shows de live marketing, entretenimento e vendas.

É um evento que cresce e se atualiza a cada ano. As ações do ano passado podem não ser suficientes este ano.

NOTA: O bom planejamento de marketing também precede da definição e alinhamento antecipado da área comercial sobre as ofertas de novembro, objetivos e disponibilidade de estoque.

Estes são apenas alguns pontos de atenção, pois esse jogo é cujo período não impacta apenas os resultados de novembro.

O cenário é complexo para as operações de escala, portanto estratégia e planejamento antecipado são essenciais.

 

Sua marca ou organização enfrenta dificuldades na estruturação de um marketing eficiente e estratégico? Clique e entre em contato para avaliarmos as oportunidades de crescimento.

Por

Fabrício Alencar Pereira

Head de Marketing na Marketing Ways. Consultoria Especialista em Estratégias de Marketing 360º, Branding, e-commerce e Comunicação Integrada para Growth.