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12 motivos para fazer inbound marketing. Acelere vendas complexas no B2B

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Como fazer o inbound marketing de resultados?

Quem atua no B2B sabe que o processo de aprendizado dos leads a respeito da solução oferecida (produtos, serviços, Saas...) é fundamental para qualificar o perfil ideal de cliente (ICP), encurtando o tempo da jornada de compra, entre a descoberta até a  conversão, e por fim a manutenção do relacionamento.

Cada business possui seu ritmo de conversão e com planejamento na geração de conteúdo podemos acelerar essa jornada, criando valor em cada ponto de contato com o público-alvo.


Vendas complexas e/ou de alta concorrência exigem o mapeamento da jornada de compra, como também, estar alinhado  ao timming da área comercial. É comum que um lead esteja buscando opções de fornecedores para avaliação e comparação. 



No B2B é difícil não haver concorrentes no mercado, já que existem são diferentes níveis de consciência do público-alvo sobre as soluções disponíveis para os problemas do momento.

  • Nota: O estudo da jornada de compras é uma abordagem dinâmica quando comparada ao uso estático das buyer personas. Confira neste artigo o funil de marketing estendido e descubra como funciona a necessidade de validação dos decisores e influenciadores nas empresas. Como, por exemplo: CEO, CFO, COO, CMO... 

Neste caso é importante compreender o cenário da decisão e direcionar os argumentos certos para cada envolvido a fim de reduzir os ruídos e barreiras nas etapas do discurso de vendas e considerações internas.

  • ATENÇÃO: O MOMENTO é geralmente subestimado, pois envolve desde movimentações internas nas organizações, muita negociação, pressão de mercado, políticas corporativas, questões financeiras e uma série de barreiras, para as quais a geração do conteúdo contribui para aumentar a percepção de valor e confiança na solução oferecida. Isso mantém a marca "viva" e relevante até a decisão final.

Assim sendo, o alinhamento de conteúdo e o contato recorrente com a equipe comercial, SDRs e customer success alimenta a criação de materiais, pautas em alta no mercado, cria abordagens sobre as dores percebidas e permite a utilização das palavras utilizadas pelos próprios leads e clientes durante as conversas.

Ao olhar para estes detalhes será possível refinar a comunicação e potencializar as chances de sucesso.

É mais eficiente contextualizar o conteúdo sobre uma pauta do momento do que ficar repetindo o mesmo discurso, já que as forças externas exercem maior pressão por mudanças nas organizações. É questão de adaptação e velocidade no mercado, nenhuma empresa deseja ficar para trás.

Seja flexível, mantenha os pilares do branding em cada ativação, continue gerando valor e apresente diferentes pontos de vista sobre o seu produto ou serviço.

Uma das grandes vantagens de um bom conteúdo é a velocidade de criação, a relevância e atualidade no mercado.

Isso faz toda a diferença, pois a sua marca estará vivenciando e acompanhando os fatores que impactam os leads/clientes, lendo o que ele lê e aberta para diferentes pontos de vista.  Conforme os movimentos de mercado, surgirão novas necessidades e oportunidades de posicionamento. Pegue carona com os temas dos principais canais do mercado. Pense nisso!

Empresas que não segmentam a comunicação conforme os estágios dos funis de vendas e marketing tratam o público de maneira igual, desperdiçam recursos deixando de mensurar a efetividade das ações e impedindo a correta segmentação de sua base de clientes. 

Aproveite para segmentar a base de leads e ter uma boa gestão de CRM, isso permitirá a qualificação por interesse, oportunidades de upselling e descoberta de problemas relacionados aos serviços, atendimento e concorrência.

É necessário entender as abordagens em cada estágio do funil, adequando as informações e temas direcionados para a derrubada de barreiras, criação de valor e CTAs que geram ação. Isso permitirá um processo de nutrição eficiente.

Um recurso interessante, considerando a alta qualificação do perfil de público, é a participação ou criação de comunidades sobre os temas de interesse. Confira as vantagens de conteúdo: Comunidades Digitais como Negócio. 

 

12 motivos para fazer inbound marketing no B2B:

  1. As pessoas trocam de emprego e empresas. Sempre haverá alguém que não conhece a sua empresa;
  2. O seu nível de consciência sobre a solução ofertada e suas aplicações está acima da consciência dos leads. Não pense que todos reconhecem o seu valor. É necessário mostrar a eles;
  3. As empresas crescem e buscam novas soluções no mercado. É uma questão de renovação. São ciclos que acompanham a entrada de novos funcionários e momentos das empresas;
  4. Diariamente novos profissionais entram no mercado de trabalho, enquanto outros saem ou trocam de área;
  5. Novas tecnologias trazem oportunidades e reduzem as barreiras de entrada de concorrentes;
  6. É dever da empresa manter-se relevante e ser uma referência sobre o interesse de sua base;
  7. Campanhas de mídia cada vez mais segmentadas exibem os concorrentes aos seus clientes atuais;
  8. Você tem escutado seus clientes ou apenas pensa que tem a melhor solução? 
  9. Leads que não compram hoje, podem se arrepender, não ter a visão completa, conhecimento ou a confiança necessária para a tomada de decisão. O importante é deixar sua marca como opção futura;
  10. Se um lead não comprar hoje, a empresa tem oportunidade de criar conteúdos específicos, mesmo tendo em mente que talvez já tenham comprado de outro. Se está na base o custo de aquisição já ocorreu, então é melhor não desperdiçar;
  11. A conversação via inbound marketing, e-mail permite a mensuração de interesses por tópicos específicos;
  12. Oportunidade para potencializar o uso do CRM com comunicação assertiva e ainda identificar os leads frios.
E tem muito mais...





Também é necessário o alinhamento das campanhas de mídia + inbound marketing + SEO + e-mail com a comunicação interna, pois mantém os públicos de interesse cientes sobre o que está acontecendo.


 

A comunicação integrada demanda a abordagem Omnichannel, libertando os clientes para poderem escolher como interagir com as marcas e empresas

Confira tudo neste artigo exclusivo, prático e desenvolvido para você saber como agir e integrar o seu fluxo de comunicação. Omnichannel: O Cliente em Liberdade.

 

Topo de Funil de Marketing - Inbound

Na etapa de topo de funil o volume de conteúdo necessário será maior, pois os novos leads chegam sem entender todo o potencial e especificações sobre o que o seu negócio B2B oferece.

Dependendo do tema, a complexidade também demandará o fatiamento e detalhamento de diferentes pontos de vista e abordagens, o que gera mais conteúdo nas vendas complexas.

Vendas complexas são jornadas mais longas e conforme o lead avança no funil, o leadscoring terá um efeito positivo na leitura dos perfis de cada estágio.

Conte comigo para planejamento e aplicação de estratégias de comunicação multicanal, integrando o marketing ao comercial e gerando valor em cada ponto de contato com o mercado.

 

Como a Inteligência Artificial acelera as etapas de marketing e entrega valor aos clientes?

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Fabrício Alencar

Head de Marketing na Marketing Ways. Consultoria Especialista em Estratégias de Marketing 360º, Branding e Growth.