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Inteligência Artificial no Marketing Digital

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Postagem original em 10/out/2021

A Inteligência Artificial já faz parte de nossa realidade e compartilha da rotina diária de modo tão sutil que chega ser percebida como algo natural ao ser humano e assim será cada vez mais para as novas gerações.

Inteligência é a capacidade de processar fluxos de informação para alcançar objetivos otimizando recursos.

Antes de tudo é importante destacar que a capacidade de aprendizado está associada à exposição à informação, cenários e tomadas de decisão, funciona como um músculo que precisa de exercício para continuar desenvolvendo e refinando suas capacidades de processamento.

Então a expansão dos sistemas de inteligência artificial está diretamente associada à geração e monitoramento dos hábitos de consumo e interesses das pessoas, seja na navegação via desktop, aplicativos, acessórios inteligentes (smartwatches, roupas, tênis, óculos, veículos e tudo mais que colete informações de uso) principalmente através dos dispositivos móveis, que monitoram cada ação física ou digital 24h por dia.

A ascensão dos sistemas digitais inteligentes (Inteligência Artificial) associados à abundância crescente de dados disponíveis (Big Data) gerados pela internet das coisas (IoT), permite a automação de processos de informação cada vez mais precisos para o conhecimento do comportamento do consumidor, antes mesmo do surgimento da necessidade ou desejo de consumo.

 

Os 3 estágios da Inteligência Artificial:

  1. Machine Learning: quando as máquinas aprendem através do comportamento humano. Ex: Bots, Siri, Cortana, Alexa entre outros;
  2. Machine Intelligence: quando a máquina inicia processos de autoaprendizado por tentativas e erros baseados nos dados comportamentais anteriormente coletados em redes de aprendizados por camadas, como o deep learning - aprendizado de máquina;
  3. Machine Counciousness: quando a máquina pode interagir e decidir conforme a situação e estímulo recebido, mesmo sem um histórico de experiência. Utilizará do cruzamento de diferentes fontes para identificação da possível solução.

Os humanos são essencialmente caracterizados pelo pensamento crítico e a complexidade de emoções, sua capacidade de autonomia, inteligência, adaptação (neuroplasticidade), habilidade lógica e reconhecimento de fala.

 

As 9 vantagens da Inteligência Artificial comparadas à inteligência humana:

  1. Aplicação lógica;
  2. Automação e trabalhos repetitivos;
  3. Foco (uma tarefa por vez);
  4. Capacidade de volume de processamento;
  5. Velocidade;
  6. Razão;
  7. Conectividade;
  8. Atualização imediata;
  9. Criatividade para geração de oportunidades.

Quando se fala em IA é necessária uma visão mais ampla deste universo e seu desdobramento prático para a utilização das novas tecnologias envolvidas.

 

A Inteligência Artificial do momento:

  • IOT: são os sensores do mundo na captação de informações do comportamento humano. Fontes de captura dos dados para o BIG DATA;
  • Big Data: o conjunto de informação que alimenta a IA e permite seus processamentos através das diferentes camadas de aprendizado;
  • Block Chain: são transações descentralizadas por registros independentes (evita fobótica: são os corpos comandados pela AI;
  • Nanotecnologia: mudanças de estado/estruturas físicas reais;
  • 3D: reprodução rápida de estruturas físicas sem a necessidade de plantas industriais;
  • Quantum Computing: acesso à velocidade nos processamentos até então impossíveis recentemente.

Para onde vamos?

A tecnologia caminha para o fator do trans humanismo, onde a integração humana com as máquinas será uma realidade, para qual se espera em breve um link direto com os computadores e o cérebro humano.

Na singularidade tecnológica não há predição sobre o que acontecerá com exato grau de certeza, apenas de que a evolução está cada vez mais acelerada.

 

A inteligência Artificial aplicada ao Marketing

O ponto a ser discutido está na possibilidade e capacidade de automação para conhecimento do perfil do cliente.

Esse contexto favorece não apenas a criação de estratégias de sucesso para atração, conversão, retenção e fidelização, como  também aumenta o potencial de personalização em massa e a predição de comportamentos a fim do maior alcance para os resultados comerciais.

 

Oportunidades para o Marketing

  • E-COMMERCES com vitrines autônomas, personalizadas em tempo real conforme o padrão de navegação e escolhas - sem a necessidade de coletar cookies. Ferramentas de upselling e sugestões baseadas na experiência dos clientes e principalmente saber sobre o público no funil de conversão, automação e a competitividade via smart price;

  • Mesmo que sua empresa não possua um e-commerce, mas atue no B2B e possua um portfólio gigante, sim, é possível modular o seu site para cada perfil e objetivo dos clientes - aqui temos o SMART CONTENT. A vantagem?

    A experiência do usuário será sempre vencedora e você já entra em conceitos de Customer Centricity e no ganha-ganha. Uma coisa puxa a outra e o padrão de transformação e excelência são restabelecidos. Personalização e segmentação na entrega de conteúdos/ofertas para o público;

    Saiba mais sobre Customer centricity neste conteúdo: Omnichannel: O Cliente em Liberdade.


  • PERFORMANCE, MÍDIA e RELACIONAMENTO com o acompanhamento e ajustes em tempo real sobre as campanhas de Ads, mídia programática. Segmentação preditiva, aumento de receita via ações de e-mail marketing.

  • ATENDIMENTO ao cliente sem interação humana: via chatbots com a capacidade de aprendizado, atendentes virtuais para conversação via voz, cuja humanização no contato com o público traz inovação e novas experiências para as marcas e empresas.

O uso da Inteligência Artificial nos fluxos de captação de leads, conversão e relacionamento com os clientes é crescente. O uso de fluxo automatizados é uma realidade, porém é necessário compreender como gerar valor no Funil de Marketing e Vendas Complexas no B2B.

 

E ainda muito mais:

  • Smart speaker: voz;
  • Busca por voz;
  • Segmentação preditiva;
  • Vídeo Marketing;
  • Pagamentos via voz;
  • Reconhecimento facial;

Tudo o que puder ser automatizado será, pois, a eficiência e disponibilidade superam os modelos sociais desatualizados.

 

Os Desafios:

  • Rápida velocidade nos lançamentos e novas tecnologias;
  • Baixa velocidade na adoção e mudança de cultura empresarial;
  • Investimentos sem estratégias definidas;
  • Dados desatualizados sobre os clientes e falta de integração;
  • Tecnologias desatualizadas.


Porque muitas empresas não enxergam a Inteligência Artificial como oportunidade?

É incrível como organizações estruturadas ainda não acreditam no rápido ganho potencial pela adoção da IA em suas atividades digitais. Trata-se de uma realidade já disponível de aplicação imediata.

Visão de negócio e estratégia no planejamento de marketing é tudo, pois envolve a capacidade das organizações aproveitarem o gap de seus concorrentes, crescerem e acompanharem a tecnologia dos negócios.

A presença do Marketing em todas as áreas da sociedade oferece uma vasta gama de aplicações, cabendo ao profissional a responsabilidade do acompanhamento do que acontece no mercado de tecnologia, a análise de cenários e possíveis impactos e benefícios através da rápida implantação.

Vivemos na era onde a vantagem de hoje é cada vez mais fugaz, mas se você não escolher o caminho da inovação em breve não haverá caminho a seguir.

 



 

Por

Fabrício Alencar Pereira

Head de Marketing na Marketing Ways, Consultoria Especialista em Estratégias de Marketing, Branding, e-commerce e Comunicação Integrada com foco no crescimento de receita e valor de marca.