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9 Estratégias de Sucesso na Presença Digital

estrategias digitais

 

Postagem original em 26/out/2021

Se você ou sua empresa está "fora da internet", significa que também estão fora do radar dos novos clientes. Presença digital é a capacidade e facilidade de ser encontrado no ambiente on-line. 


A tecnologia muda comportamentos enquanto inverte o mundo físico como sua extensão. Legal, né?


 

O que é Encontrabilidade Digital?

Quanto mais pontos de contato on-line existirem, maior será a sua presença digital. Deixando a redundância de lado, é importante que estas interfaces de contato disponíveis estejam alinhadas. Isso implica desde o design e qualquer informação que o cliente ou lead possa considerar e utilizar.

  • Trata-se de tornar a marca onipresente.
  • Responda: Como alguém encontraria seu produto, serviço ou marca na internet?
  • Confira abaixo as 9 Estratégias para ser visto, encontrado, lembrado e envolver seus clientes.


    Confira os pontos de atenção em sua estratégia digital

1. Site pensado no Sucesso do Cliente

Consiste na disponibilidade de informações relevantes sobre a solução de problemas do usuário no momento da busca, ou seja, as dores dos clientes. Envolve a experiência positiva do usuário durante a navegação.

Um bom copywriting e UX fluído conduzem a boa navegação e retém a atenção do usuário. Considere aplicação para websites, Landing pages, e-commerce e blogs.

  • Leia este conteúdo exclusivo sobre como colocar o cliente no centro da ação no marketing digital, integrando todos os canais de atendimento e pontos de contato conforme a vontade do usuário: Omnichannel: O Cliente em Liberdade.

 

2. O que é SEO (Search Engine Optimization)?

Permite a aquisição de público via conteúdo, é o famoso tráfego orgânico levando sua empresa até o usuário durante as pesquisas.

Bom conteúdo gera informação e aprendizado sobre o tema buscado, reduz dúvidas e impulsiona o visitante do site/blog/rede social na continuidade de novas informações de valor o seu momento, até a sua consideração e compra do serviço ou produto oferecido.

SEO trata da disponibilidade de respostas sobre os termos pesquisados na web, as expressões utilizadas e palavras-chave presentes nos conteúdos do seu site. Envolve muitas técnicas para maximizar resultados e criar autoridade digital, tais como meta tags, dados estruturados e backlinks e mais, mas vamos manter essa conversa simples. 

É um processo de construção lenta cuja importância não deve ser ignorada. Quanto melhor for a informação e mais tempo o usuário navegar em seu site por meio do assunto buscado, mais relevância digital e da autoridade sobre o tema é alcançado.

Os algoritmos dos buscadores atuais analisam desde o tempo de retenção no site após o clique resultante da busca, como também a quantidade de páginas navegadas, tempo de carregamento e principalmente a experiência mobile.

  • Tudo deve fazer sentido, pois o melhor site será aquele que falar o que o usuário deseja.

O mais importante para uso de uma boa estratégia de SEO é a redução do custo de aquisição, pois quanto maior for a sua autoridade sobre o tema, mas visitantes receberá, reduzindo assim o custo de aquisição por meio das campanhas de mídia paga.


3. SEM (Search Engine Marketing)

Utiliza estratégias de mídia paga junto aos sites de busca e parceiros. Os conteúdos e informações deverão ser coerentes com a página de destino e o tema abordado na chamada dos anúncios.

O algoritmo do Google trabalha para garantir a melhor entrega ao que o usuário deseja. Até mesmo os anúncios cujo direcionamento apontem uma página de baixa retenção tende a prejudicar a entrega de visitantes, aumento o custo das campanhas.

Escolha os canais, segmente seu púbico, adéque a mensagem à plataforma, prepare o seu copy, capriche no criativo (imagem ou vídeo) e seja visto onde seus futuros clientes estiverem. Integre as redes sociais, site, Landing pages e canais de atendimento para a conversão de leads em clientes.


4. Remarketing e Retargerting

Trata-se da "perseguição dos visitantes de seu site ou rede social durante sua navegação pela web, afinal sua marca, produtos ou serviços devem estar presentes na mente do consumidor como a solução. É aquele lembrete para quem ainda estiver em dúvida. Está relacionado ao SEM, mas em um nível mais refinado.

Pense, se os leads/clientes já pesquisaram e chegaram até você, então a melhor maneira de otimizar todo o esforço acima é manter uma frequência de presença na navegação deste público.

Funcionam com a utilização de pixels para formação e seleção dos públicos de interesse, permite a entrega programada de anúncios conforme a sua régua de comunicação.

 

5. Inbound Marketing na atração e engajamento de público

Inbound é o marketing de nutrição e está baseado na informação e diálogo com o público por meio da entrega de conteúdos relevantes e recorrentes via e-mail marketing, blogs, vídeos... Quanto melhor for a segmentação da base de contatos, melhor serão os resultados.

Mantenha o foco na entrega do mais puro valor para aqueles que escolheram fornecer seus e-mails pessoais ou profissionais, número de telefone e qualquer outra informação para o recebimento direto de comunicações.

O inbound marketing possui alta relevância na visibilidade de serviços ou produtos conforme o tipo de consulta utilizada pelos usuários na web.

Quando você pesquisa algo no Google, TikTok, YouTube, redes sociais, fóruns e demais plataformas onde o conteúdo disponível possa ser encontrado por meio de expressões, perguntas, hashtags e tudo mais que possa classificar seu conteúdo.

Inbound e SEO são partes da mesma moeda e também atuam no conceito de calda longa, onde um post, vídeo, texto antigo pode ser encontrado na pesquisa e levar um futuro cliente para sua página.

O inbound marketing pode utilizar ferramentas de comunicação direta como SMS, WhatsApp, Telegram e notificações de novos conteúdos disponíveis, fortalecendo a comunicação multiplataforma.

Atenção para os indicadores de entrega de seus e-mails, confira neste artigo especial Como melhorar a estratégia de e-mail marketing. É tudo sobre entregablidade.

 

6. Mobile Friendly

Onde a responsividade, o design para a boa experiência do usuário deve ser a sua maior preocupação, pois um site que não funciona bem em dispositivos móveis, é apenas de uma porta de saída para os seus ex-futuros clientes.

Também envolve o uso de aplicativos para a verticalização de entrega direta na comunicação com os clientes via celular.

Atualmente o Google já privilegia sites com navegação e experiência mobile mais fluída. É o Mobile First.

Então, não importa se o seu site para desktop é lindo, a encontrabilidade está cada vez mais consolidada nas mãos dos clientes e seus dispositivos móveis.

Um conselho, acesse o Google Analytics e avalie o percentual de usuários que utilizam o celular quando visitam o seu site.

 

7. Redes Sociais

É onde a descoberta e engajamento são os principais objetivos. A abordagem deve ser social e ter uma apresentação envolvente, que gera interesse, desejo, pertencimento e a conversação entre as marcas e público.

São as plataformas para a promoção da interação, envolvimento e fortemente impactadas pelo conteúdo, onde os vídeos ganham cada vez mais relevância. E não esqueça das hashtags e diferentes formatos de postagens de cada plataforma ;)

Quer um caminho para ganhar mais influência, visibilidade, prova social e atenção do mercado e comunidade? Confira este artigo exclusivo sobre UGC, EGC, eu e você: Mídia Grátis, onde abordo o valor do conteúdo gerado pelos empregados e usuários da marca. Esse é o futuro.

 

8. Marketing de Influência

Diretamente relacionado às Redes Sociais e YouTube, onde a chancela de um influencer ou creator relevante para o público-alvo lhe dará mais credenciais e aprovação, facilitando a consideração e alcance.

Está diretamente relacionado ao processo de descoberta e aquisição de novos públicos e clientes.

Os influenciadores sociais e creators são facilitadores de acesso aos públicos que talvez sua marca não alcançasse.

Eles apresentam marcas e soluções por meio de uma linguagem própria, o que traz mais sentido e confiança para o público e ainda funciona como uma prova social.

Descubra como funciona o jogo social no marketing de influência.

 

9. Marketplaces

Presença fundamental para marcas que buscam alcance e maior visibilidade digital, pois os marketplaces possuem grandes bases de clientes fidelizados por meio de sua intensa atração, relacionamento e recompensas pelo uso contínuo.

Consolidam-se cada vez mais como ecossistemas independentes. Lembre-se de que o marketplace faz parte da estratégia de cobertura, capilarização, distribuição, aquisição e disponibilidade de seus produtos e serviços em plataformas de terceiros.

Após este rápido overview, você poderá considerar novas abordagens. Crie sua estratégia, integre e esteja preparado para estruturar as ações em cada uma das frentes escolhidas, mantendo sempre a qualidade e o alinhamento da comunicação.

 





Por
Fabrício Alencar
Head de Marketing na Marketing Ways. Consultoria Especialista em Estratégias de Marketing 360º, Branding, e-commerce,  Comunicação Integrada e Growth .