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Comportamento do Consumidor é tudo!

O Segredo do Marketing está na análise do comportamento de compras.

comportamento do consumidor

A atenção o sobre o comportamento do consumidor é a chave para o sucesso de qualquer ação de marketing. Deixa eu te mostrar apenas alguns pontos bem interessantes.


Os Clientes evoluem e dependendo do produto, sua marca será parte de uma fase em suas vidas.

Fatores como o acesso à informação, crescimento profissional, experiência de consumo, longevidade, novos ambientes, relacionamentos, tecnologia e mudanças de comportamento impactam e remodelam nossa visão de mundo diariamente. É claro, isso é válido para aqueles que estão atentos e com as mentes abertas.

Gosto muito de uma citação que coloca o tema em perspectiva, além de adicionar um toque de classe.

Heráclito disse: ninguém pode entrar no mesmo rio duas vezes, pois as águas não são as mesmas e você também não será. Percebe como tudo está relacionado à experiência de consumo e ao aprendizado?

Um exemplo: um adolescente compra uma roupa descolada, ideal para refletir o seu momento de vida, cujo visual reforçará sua imagem pessoal e o integrará cada vez mais ao seu grupo de referência. O pertencimento é lindo e muito rentável.

 

Será que a sua marca mapeia os interesses e aspirações dos clientes?

Como o cliente, o ambiente social também está em constante transformação e a falta de cuidado na gestão de marketing tende a gerar pontos cegos.

Tudo deveria estar direcionado ao relacionamento, retenção, captação de insights nas lojas, pontos de contato digitais, eventos e qualquer meio que permita a coleta qualitativa sobre a visão de mundo do público, suas necessidades e desejos para o futuro próximo. O hoje já aconteceu, o jogo do sucesso está na antecipação.

Sim, existem as buyers personas que nos fornecem caminhos para o direcionamento da comunicação, tom de voz e abordagens em geral para apresentar as soluções para as preocupações e desejos dos consumidores.

No marketing, que consegue segmentar, classificar e posicionar os perfis de clientes em seus diferentes momentos nos funis de marketing e vendas estará um passo à frente.

Nas ações táticas do dia a dia contamos com a facilidade na personalização dos envios, impressões de mídia, sms, e-mail, remarketing, inbound, LPs e tudo mais.

Uma boa estratégia traz para as organizações o refinamento da comunicação e auxilia ações de apoio à inteligência comercial sob um olhar de transformação e principalmente sobre o futuro consumidor.

Mantenha o foco sobre o LTV de seus clientes e entenda que dependendo do seu segmento, portfólio, posicionamento de marca, seu negócio será apenas uma fase. O que é normal para muitos.

 

Você sabia que a influência também gera pressão social, certo?

Obriga a consideração de novos produtos que antes estavam fora do radar. Lembra do rio que não se pode entrar duas vezes?

A gestão de marketing deve atuar para maximizar resultados na janela de consumo e manter a marca relevante e fortemente impressa na mente dos consumidores.

 


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Por

Fabrício Alencar Pereira

Head de Marketing na Marketing Ways, Consultoria Especialista em Estratégias de Marketing, Branding, e-commerce e Comunicação Integrada com foco no crescimento de receita, valor de marca e sucesso do cliente.

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