Postagem original em 10/out/2021
A Inteligência Artificial já faz parte de nossa realidade e compartilha da rotina diária de modo tão sutil que chega ser percebida como algo natural ao ser humano e assim será cada vez mais para as novas gerações.
Antes de tudo é importante destacar que a capacidade de aprendizado está associada à exposição à informação, cenários e tomadas de decisão, funciona como um músculo que precisa de exercício para continuar desenvolvendo e refinando suas capacidades de processamento.
Então a expansão dos sistemas de inteligência artificial está diretamente associada à geração e monitoramento dos hábitos de consumo e interesses das pessoas, seja na navegação via desktop, aplicativos, acessórios inteligentes (smartwatches, roupas, tênis, óculos, veículos e tudo mais que colete informações de uso) principalmente através dos dispositivos móveis, que monitoram cada ação física ou digital 24h por dia.
A ascensão dos sistemas digitais inteligentes (Inteligência Artificial) associados à abundância crescente de dados disponíveis (Big Data) gerados pela internet das coisas (IoT), permite a automação de processos de informação cada vez mais precisos para o conhecimento do comportamento do consumidor, antes mesmo do surgimento da necessidade ou desejo de consumo.
Os humanos são essencialmente caracterizados pelo pensamento crítico e a complexidade de emoções, sua capacidade de autonomia, inteligência, adaptação (neuroplasticidade), habilidade lógica e reconhecimento de fala.
Quando se fala em IA é necessária uma visão mais ampla deste universo e seu desdobramento prático para a utilização das novas tecnologias envolvidas.
A tecnologia caminha para o fator do trans humanismo, onde a integração humana com as máquinas será uma realidade, para qual se espera em breve um link direto com os computadores e o cérebro humano.
Na singularidade tecnológica não há predição sobre o que acontecerá com exato grau de certeza, apenas de que a evolução está cada vez mais acelerada.
O ponto a ser discutido está na possibilidade e capacidade de automação para conhecimento do perfil do cliente.
Esse contexto favorece não apenas a criação de estratégias de sucesso para atração, conversão, retenção e fidelização, como também aumenta o potencial de personalização em massa e a predição de comportamentos a fim do maior alcance para os resultados comerciais.
O uso da Inteligência Artificial nos fluxos de captação de leads, conversão e relacionamento com os clientes é crescente. O uso de fluxo automatizados é uma realidade, porém é necessário compreender como gerar valor no Funil de Marketing e Vendas Complexas no B2B.
E ainda muito mais:
Tudo o que puder ser automatizado será, pois, a eficiência e disponibilidade superam os modelos sociais desatualizados.
É incrível como organizações estruturadas ainda não acreditam no rápido ganho potencial pela adoção da IA em suas atividades digitais. Trata-se de uma realidade já disponível de aplicação imediata.
Visão de negócio e estratégia no planejamento de marketing é tudo, pois envolve a capacidade das organizações aproveitarem o gap de seus concorrentes, crescerem e acompanharem a tecnologia dos negócios.
A presença do Marketing em todas as áreas da sociedade oferece uma vasta gama de aplicações, cabendo ao profissional a responsabilidade do acompanhamento do que acontece no mercado de tecnologia, a análise de cenários e possíveis impactos e benefícios através da rápida implantação.
Vivemos na era onde a vantagem de hoje é cada vez mais fugaz, mas se você não escolher o caminho da inovação em breve não haverá caminho a seguir.
Por
Fabrício Alencar Pereira
Head de Marketing na Marketing Ways, Consultoria Especialista em Estratégias de Marketing, Branding, e-commerce e Comunicação Integrada com foco no crescimento de receita e valor de marca.