Blog do Marketing Estratégico

Branding: Marcas, Atração e Engajamento

Written by Fabrício | 30/06/2022 19:37:49


Postagem original em 08/out/2021

Branding: Atração pela Emoção, engajamento pelo significado

Quando analisamos os modelos de negócios utilizamos a abordagem da Estratégia 360º!

A qual deve estar integrada em toda a organização, envolvendo diretamente os ambientes de marketing, comunicação, vendas e sucesso do consumidor. A complexidade do ambiente de negócios é a regra nas empresas.

É muito comum um primeiro pedido para técnicas de abertura e ganho de mercado através de ações de marketing, mas quando analisamos a estrutura comercial da empresa percebemos falhas que tendem a “derrubar” qualquer esforço de promoção da marca e comunicação em um curto espaço de tempo.

De nada adianta uma super verba se os pontos de contato com o público-alvo não estiverem devidamente mapeados na jornada do consumidor ou se a empresa possui um passado de emoções negativas no mercado.

  • Sem o reconhecimento de uma identidade definida (quando a marca "ME" representa, representa "MEU" ambiente social ou minhas aspirações e "EU" reforço minha imagem pública através dela) ou o desejo de estar relacionado ao discurso da marca, não haverá envolvimento por parte dos consumidores.

Já diziam KOTLER e PFOERTSCH:
o futuro das marcas é o futuro dos negócios, a única maior vantagem competitiva sustentável.


Afinal, se não existe uma base sólida por trás dos produtos ou serviços, restará o preço e disponibilidade como atrativos
.

Com o tempo todas as empresas percebem que preço por preço, sempre haverá alguém vendendo mais barato, e sobre a disponibilidade, existem estratégias de escassez realizadas pelo preço de venda, mesmo que o produto seja facilmente encontrado.

 

Como identificar falhas na reputação da marca?

Para D’ALESSANDRO e OWENS o sucesso das marcas está relacionado ao fornecimento de respostas para as seguintes perguntas:

  • Sua marca é conhecida?
  • Oferece confiança?
  • Qual é o seu Posicionamento do Preço?
  • Possui um Padrão Competitivo de Qualidade?
  • O que as pessoas não gostam sobre a sua marca?
  • O que as pessoas não gostam sobre setor de atuação?
  • Quem distribui a sua marca tem reputação positiva?
  • Que sentimentos ela gera nos clientes?

 

Para Cada Resposta, uma Variável e Nova Abordagem.

A complexidade na gestão das relações mantidas pelas empresas faz com que a cada resposta altere o cenário e imediatamente a abordagem para os próximos questionamentos, criando a necessidade de mais informação para a tomada de decisões.

Cabe ao gestor de marketing, branding, comunicação e digital validar ou não, aquilo que é repetido internamente pelos fundadores da organização. A falta de qualquer informação deverá sempre ser questionada e verificada.

Toda a comunicação deve apresentar coesão no tom de voz, proposições de valor, identidade visual e muito mais.

 

Conheça Forças de ação sobre os consumidores:

  • INDIVIDUALISMO: fragmentação/segmentação da identidade pessoal e social, encorajando a necessidade de criação de uma nova identidade pessoal forjada pelo consumo (produtos, serviços, discursos…). Consumo é consumo.
    A verdade é que é fácil encontrar novas marcas e soluções similares para as dores de cada consumidor, o ganho de escala e adoção pelo público é o real desafio.

Tanto marcas consagradas como as pouco conhecidas, em ambos os casos buscam reforçar as identidades e imagem dos consumidores.


A rebeldia, a contestação e a mensagem através das marcas escolhidas, potencializa o posicionamento social
, muitas vezes utilizado para gerar contestação e o choque cultural no ambiente.

Marcas fortes suportam o estresse de transições entre diferentes categorias, pois para alguns é uma questão de desejo, o aspiracional enquanto para outros atua como um solidificador do sucesso pessoal alcançado.

  • Uma das fortalezas do marketing digital é a capacidade de segmentação e entrega da mensagem para o público desejado. Confira neste conteúdo exclusivo uma análise sobre a importância da Praça e Promoção no Marketing Digital.


Globalização: A sociedade “sem barreiras” físicas

Com o aumento da interatividade (redes sociais) e compartilhamento de novos hábitos e comportamentos, o sentimento de individualidade tende a ser reduzido, resultando na busca de meios rápidos de orientação nesse novo mundo.

Atualmente a possibilidade de encontrar alguém com os mesmos interesses e ideais é muito fácil, pois abaixo de todos os rótulos estão as características universais de todo ser humano e sua necessidade social de interação e pertencimento.

No universo midiático onde estamos mergulhados ou nascemos, existem os movimentos agregadores (ou não) da massa, mesmo que sob diferentes rotulagens, a segmentação cultural da sociedade segue impulsionada por forças econômicas que criam mercados, agendas políticas e novos negócios a cada momento.

Mesmo tendências são rapidamente convertidas em estilo de vida e rapidamente monetizadas.

O significado é a força que engaja e impulsiona atitudes e desejos, não importa onde você esteja.


Perfis semelhantes de consumidores tendem a ser expostos aos mesmos estímulos e mensagens, mesmos conjuntos de influenciadores, linguagens e discursos... resultando em uma certa padronização de comportamentos, criando o cenário ideal para as pessoas que procuravam por sua identidade e reconhecimento na sociedade em cada momento de suas vidas.

O fator da coletividade faz com que cada membro reforce a atitude de seus grupos, mantendo um sistema de realimentação até a próxima etapa de contestação ou evolução de seus membros, onde novos grupos serão criados ou fortalecidos nesta incessante evolução humana.

  • Conforme o desenvolvimento das tecnologias permitiu a popularização de qualquer opinião, conceitos, ideais e visões de mundo a sociedade é cada vez mais a soma das tribos, agora muito com muito mais voz e alcance do que antes.
  • Descubra as vantagens na integração dos canais de atendimento e sua importância para o diálogo com os consumidores: Omnichannel: O Cliente em Liberdade.

Então, o mercado mudou, novos concorrentes chegaram, novas propostas de valor foram apresentadas aos seus consumidores, comportamentos foram alterados com a visão de mundo e a perda de participação no mercado começou… é sempre a mesma história. Acompanhe o mercado estando no centro das conversas, pois é lá que as vozes ecoam.

 

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Por

Fabrício Alencar Pereira

Head de Marketing na Marketing Ways, Consultoria Especialista em Estratégias de Marketing, Branding, e-commerce e Comunicação Integrada com foco em Growth.