O marketing digital tem como grande vantagem além da capacidade de entrega e segmentação de público, a visualização de dados reais disponíveis durante e pós atividade. É o futuro do marketing.
A PWC - PricewaterhouseCoopers informou em 2019 que a produção de dados estava em 2,5 quintilhões de dados de bytes por dia, sendo que 90% deste volume havia sido produzido apenas nos últimos 2 anos.
A produção de dados nunca foi tão grande e seu valor estimado em 2020, considerando a categoria de dados personalizados chegaria a 1 Trilhão de Euros. A principal função dos dados está relacionada com estratégias de monetização. Confira a referência.
Se você pensa que essa abordagem é resultado do mundo digital, está enganado. William Edwards Deming, um dos mestres do gerenciamento de qualidade, dizia:
Esta evolução do marketing possibilita análises baseadas em dados analíticos, trazendo segurança nas decisões de ajustes de estratégias, testes, melhorias, acompanhamento e personalização da comunicação para o crescimento dos negócios, e o mais importante, mostra o que funciona e o que não funciona.
Ao utilizar uma abordagem racional, o data driven marketing não desqualifica os insigths, na verdade, ele maximiza a geração de novas conclusões através do desenvolvimento de cenários e contingências, pois transforma os dados em tempo real em recursos para decisões qualitativas e práticas.
Inclui a parametrização das URLs, anúncios, pixels de acompanhamento e conversão, cookies, códigos e integrações manuais, nativas ou via API necessárias para o acesso aos dados coletados sobre comportamento e jornada do consumidor em suas redes sociais, aplicativos, plataformas, sites, e-commerce, blogs, pesquisas de satisfação e canais de atendimento.
O objetivo final do marketing orientado a dados é gerar vendas através da experiência positiva de compra, gerando a previsibilidade de receita e o retorno médio sobre o investimento.
As ferramentas de tratamento de dados dependem do trabalho realizado no início do planejamento. Será a base de informação para o desenvolvimento e melhoria de produtos e serviços.
A quantidade de dados disponíveis pode ser desafiadora para os gestores e analistas, pois é tão grande que demanda uma mentalidade aplicada na captação das métricas, sua transformação em indicadores qualitativos, interpretação, sugestões e ações corretivas. E claro, sempre deixar de lado as métricas de vaidade.
1. Métricas: são os dados medidos separadamente em situações definidas;
2. Kpis: tratam da formulação matemática das métricas para apresentação de resultados;
3. Insight: é o desenvolvimento de hipóteses e cenários em resposta a uma situação identificada.
Análise de dados deve envolver uma visualização 360º das equipes e gestores envolvidos, pois determinados resultados podem ser consequências de temas posicionados em camadas internas das organizações.
Você como gestor de marketing tem a obrigação de navegar entre as áreas, compreender os desafios que interagem com os pontos de contato do público com a marca. Experiências negativas são gatilhos detratores sobre o trabalho realizado.
Uma experiência deve ser medida para ser classificada como positiva, neutra ou negativa, conforme a escala utilizada.
Utilize dados analíticos combinados com análises sobre as respostas de satisfação dos clientes, pois ao final do dia a experiência positiva na jornada do consumidor é o que gerará resultados.
Além disso o marketing dirigido a dados é uma mentalidade de processo diário, pois já dizia Peter Drucker - Considerado o Pai da Administração Moderna:
A implantação de um mindset baseado em análises promove a discussão entre diferentes pontos de vista, gestão de cenários, testes constantes, personalização, acompanhamento dos números em tempo real e crescimento (growth), ou seja somente ganhos qualitativos para todo o processo de marketing.
O passo seguinte está na utilização de recursos automatizados. É o segundo passo após a integração e visualização dos dados e seus resultados.
Por
Fabrício Alencar Pereira
Head de Marketing na Marketing Ways. Consultoria Especialista em Estratégias de Marketing 360º, Branding, e-commerce e Comunicação Integrada para Growth.