A base de emails úteis é um dos maiores ativos das empresas, pois reduz o custo da comunicação, é direta para quem já a conhece os produtos e serviços. Mantém quente o interesse do público no recebimento de estímulos de compra, ofertas e vantagens transacionais.
A carteira de clientes de uma empresa é tão forte quanto a qualidade desta base de dados e seu uso para comunicação, relacionamento e estímulo de vendas.
Alerta! Muitos pensam que o e-mail é aquele canal de comunicação de fácil utilização, mas quando não se sabe o que faz, qualquer coisa serve. #fujadospam e não queime seu domínio.
Antes de tudo, confira estes números. Conforme o site Statista a previsão para o ano de 2022 é o envio e recebimento de 333.2 bilhões de emails/dia.
Calcule comigo:
Agora imagine isso acontecendo sem nenhum controle, felizmente para os usuários existem regras de proteção contra SPAM e boas práticas de envio que estão diretamente atreladas à qualidade e confiabilidade do emissor. E quando ignoradas elas prejudicam a reputação digital de sua empresa nos bastidores.
Ah, quando falo em reputação não é apenas aquela mensagem de spam que você, como usuário recebe e pensa automaticamente, isso é lixo, essa empresa é um lixo, com uma logomarca estampada e toda luminosa no topo. É triste mas acontece muito.
Sim, pelo desinteresse dos leads e clientes. Este número significa que o relacionamento esfriou por alguma razão e a marca deixou de ser relevante.
E claro, os e-mails pessoais até poderiam ser eternos, mas as pessoas não são, já os corporativos durarão enquanto o funcionário estiver na organização, muitos cadastros também são realizados em sites ou landing pages apenas para o acesso imediato a determinados materiais de topo de funil e logo depois o ocorre o cancelamento por parte do lead, entre outras situações.
As listas de e-mail tem vida útil, por isso de nada adianta aquele orgulho do diretor da empresa em falar “nós temos mais de 100 mil e-mails cadastrados”… bom, vamos adiante.
Como também não adianta nada enviar emails diários e ninguém abrir ou retornar ao seu site.
Dentre as várias situações que já encontrei, uma das mais curiosas foi de um e-commerce com faturamento acima de R$ 150 mil/mês com a frequência de 3 envios semanais com ofertas para uma base de 45.000 usuários cadastrados e clientes.
Após análise encontramos o seguinte resultado nas campanhas de email: 1 venda direta via e-mail nos últimos 12 meses. Taxa de abertura média inferior a 2%.
A baixa qualidade técnica aplicada (conhecimento) sobre o tema, praticamente levou o domínio da marca direto para as caixas de spam dos leads e clientes cadastrados. No e-commerce engajado, a taxa de vendas via e-mail marketing deveria compor algo próximo aos 20% em média.
As barreiras de defesa nos provedores do ponto de vista dos usuários nos permite uma grande economia de tempo sem precisarmos ficar deletando todo aquele lixo recebido. Deixe o algoritmo fazer o trabalho sujo, depois você apenas esvazia a lixeira.
Vamos lá, ISPs é a sigla dos Provedores de serviços de Internet (inter)nacionais, os quais utilizam várias estratégias para evitar a prática do spam, tais como:
Como nem tudo o que incomoda o usuário é Spam, os provedores também classificam e direcionam os e-mails de ofertas para a caixa de promoção.
Alguns dizem que não, mas impacta a abertura dos e-mails já que o usuário necessita acessar a pasta promoções para visualizar as mensagens. Ou seja, uma tarefa a mais.
Confira alguns motivos da classificação:
A famosa lei geral de proteção aos dados, que em resumo proíbe as empresas sob pena multas pelo envio de comunicações sem a permissão. Também pode ser utilizada na falta de controle do destinatário sobre o que pode ser realizado com seus dados pessoais.
Veio para formalizar o compromisso e responsabilidade das empresas no controle e registro de aceite de sua política de privacidade, como também a proibição de repasse os dados coletados para uso de terceiros não ligados à empresa.
Como a LGPD trata da proteção de dados dos consumidores, é obrigatória a liberdade de arrependimento por parte do usuário, onde seja possível fazer o opt-out (descadastro da lista de envio) para sair da lista imediatamente quando solicitado.
Listas antigas ou compradas violam a LGPD. As empresas são obrigadas a indicar se existe autorização ou real interesse na comunicação para ambas as partes.
É a hora da verdade para as equipes de marketing quando se avalia a validação do investimento de tempo e recursos empregados na criação do e-mail, promoção e conteúdos. De nada adianta sua empresa possuir a melhor equipe de design, Devs., copywriters, analistas e não gerar resultados com e-mail.
No e-commerce um bom trabalho de e-mail marketing traz em média entre 15% a 20% do faturamento via uma base qualificada.
Se a sua base de e-mails está atualizada, seus leads estão rankeados, seu funil de comunicação está ativo, mas a taxa de abertura está muito baixa, aproveite para revisar os pontos abaixo:
Se você é analista ou gestor de marketing é sua obrigação compreender os danos que uma estratégia de e-mail marketing mal aplicada pode trazer para a marca.
O principal motivo é a falta de conhecimento, portanto ajuste seu check-list e obtenha mais resultados.
Por
Fabrício Alencar Pereira