O que fazer para equilibrar a rentabilidade das promoções e a retração do mercado em outubro? Descubra neste artigo exclusivo as melhores abordagens para sua gestão de vendas.
A partir da segunda quinzena de outubro a tendência de desaceleração das vendas é uma realidade, onde a atitude de compra “do absolutamente necessário” tem as regras pessoais sob maior vigilância.
Mesmo com a existência do discurso de “somos baratos e somos os melhores”, no longo termo este posicionamento tende a limitar a possibilidade de escalada de preços do portfólio e receita das vendas.
O posicionamento low cost submete a marca às pressões de produtos mais baratos, além de criar um baixo teto de valor percebido. Mas, cada um com a sua estratégia.
Entenda uma coisa, uma marca forte representa status e domínio social para os consumidores. Confira este conteúdo exclusivo sobre como aumentar o impacto de sua comunicação para obter mais vendas: Como funciona o Neuromarketing: Deixe o cérebro responder.
Quando os clientes retraem as compras aguardando as ofertas de novembro, cabe ao comercial e marketing garantirem que o período seja compensado com o aumento das vendas de novembro.
Aqui temos o desafio entre o equilíbrio e a recomposição das margens, já que quanto maior o desconto, menor serão. Faturamento e margens são coisas diferentes.
Simples, certo? :)
É cada vez mais necessário que as empresas invistam na captação de leads para a formação de bases de clientes, trabalhem sua nutrição, scores e movam os leads para seus devidos funis de acordo com seus interesses.
Neste processo é necessária a identificação dos interesses e preparação das abordagens de vendas e promoções.
Ao conhecermos o interesse do público antes de sua exposição às tentações de novembro, teremos a possibilidade de criar uma expectativa sobre nosso produto, a qual deverá ser pressionada com a utilização combinada de diferentes canais e formatos de envio.
Atenção, pois até mesmo as campanhas de e-mail, uploads de novas listas de envio também enfrentarão prazos mais longos para sua entregabilidade.
Busque novos recursos, utilize o envio por sms, whatsapp, pense na verticalização via apps, públicos segmentados e organize a régua de comunicação para que todos os pontos de contato e campanhas estejam alinhados. On e off-line.
Combine influenciadores, criadores de conteúdo e promova a experiência de uso do produto desejado pelos compradores. A prova social faz a diferença quando a atenção dos consumidores é disputada por todo o mercado, on-line e off-line.
Os e-commerces que trabalham com marcas próprias tendem a ter mais facilidade na segmentação da comunicação pelo interesse específico dos leads e consumidores pela marca.
Lojas multimarca, podem possuir uma segmentação mais abrangente ou restrita ao tipo de produto, porém em ambos os casos a segmentação e validação de canais constituem uma etapa importante do planejamento.
Evite sobrecarregar seus contatos com mensagens de produtos e interesses não validados por eles. Qualificação da base é tudo!
É um evento que cresce e se atualiza a cada ano. As ações do ano passado podem não ser suficientes este ano.
NOTA: O bom planejamento de marketing também precede da definição e alinhamento antecipado da área comercial sobre as ofertas de novembro, objetivos e disponibilidade de estoque.
Estes são apenas alguns pontos de atenção, pois esse jogo é cujo período não impacta apenas os resultados de novembro.
O cenário é complexo para as operações de escala, portanto estratégia e planejamento antecipado são essenciais.
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Por
Fabrício Alencar Pereira
Head de Marketing na Marketing Ways. Consultoria Especialista em Estratégias de Marketing 360º, Branding, e-commerce e Comunicação Integrada para Growth.