Blog do Marketing Estratégico

Comunidades Digitais como Negócio

Written by Fabrício | 30/06/2022 22:09:43

A criação de comunidades digitais é uma excelente estratégia de comunicação direta com o público de interesse, pois agrega perfis engajados com o tema, potencializa a discussão, forma ou reforça opiniões relacionadas ao assunto proposto, além de permitir o compartilhamento dos conteúdos ali produzidos. É um público quente para o seu tema.

Mas antes de continuar, identifique o seu perfil de público para saber quais tipos de materiais, linguagem e formatos de conteúdo serão mais relevantes.

 

Tipos de Comunidades Digitais

  1. Interesse, paixões e hobbies;
  2. Ação para mudanças na sociedade;
  3. Lugar;
  4. Prática profissional;
  5. Circunstância por eventos e situações.

É tudo sobre relacionamento.

O racional por trás de uma boa estratégia de gestão de comunidades digitais está na organização do funil de captura, processos de automação, nutrição e comunicação multiplataforma.

 

Tudo inicia com as campanhas de aquisição paga ou orgânica de usuários, sua participação através do aceite das regras da comunidade para acesso aos conteúdos gerados pelas marcas, usuários (UGC: User Generated Content) e empregados (EGC: Employee Generated Content).

Destaca-se a criação de relacionamentos, distribuição de conteúdo e informação dos membros sobre os temas de interesse, ou seja, um ambiente ideal para conversações de valor.

O domínio e propriedade da comunidade é fundamental para não existir a dependência ou riscos futuros para os negócios e sua continuidade, por exemplo: uma comunidade no Facebook pertence ao Facebook e caso ocorra alguma mudança nas políticas de distribuição ou comunicação com os membros, a marca ou empresa estará sujeita às imposições.

 

Por isso lembre-se sempre de:
  • Ter a autonomia para minimizar amarras com plataformas sociais;
  • Manter o controle e a propriedade do domínio do site/comunidade;
  • Capturar dados dos membros para envio de notificações;
  • Distribuir conteúdos e nutrir os membros de acordo com seus interesses;
  • Fazer a moderação para seleção dos conteúdos e interação com os membros;
  • Promover a conversação e participação na comunidade;
  • Ter um nome relevante que exiba o propósito da comunidade.


Uma das grandes vantagens está na quantidade de material colaborativo criado pelos membros da comunidade em suas mais diferentes vertentes.

Isso agrega valor para as marcas e uma grande velocidade de produção de conteúdo, reforçando a relevância junto aos motores de busca, aumentando sua autoridade e presença digital e ainda ganhando a distribuição gratuita dos materiais pelos membros das comunidades em diferentes plataformas (Ex: Linkedin, Whatsapp, Facebook, Youtube, Instagram, Twitter, Pinterest, Google, e-mail, Telegram).

 

Redução dos Custos de Aquisição

A comunidade cria conteúdos relevantes e seus membros os distribuem sem custos para suas redes sociais e profissionais, aumentando a visibilidade da comunidade e sua autoridade pessoal.

Quando se pensa na capacidade de alcance e aquisição de novos clientes, usuários, membros, leads ou que quer que seu negócio necessite, a redução de custos em mídia paga e o ganho no longo prazo são infinitamente positivos, já que o compartilhamento de informações pressupõe a concordância sobre a visão de mundo utilizada no artigo, por exemplo.

Este fato transforma a pessoa que compartilha o conteúdo naquela que o chancela, ou seja, na prova social de que o que está sendo exibido está em concordância com a sua visão de mundo, tendo assim muito mais impacto para as suas conexões sociais.

A geração de conteúdos específicos e relacionados a determinados temas disponibilizados em sites abertos trabalha no conceito da Calda Longa, ou seja, a especificidade do assunto.

Tenha em mente a necessidade de moderação de conteúdos e comentários para a manutenção da qualidade, e sempre envolver a comunidade no desenvolvimento de novas ideias para o melhor conhecimento de seu público.

A promoção do diálogo e embates na comunidade é o que diferencia o modelo das redes sociais, pois é uma comunicação de muitos para muitos e pressupõe-se de que todos estão aptos a discutir determinado tema.

Processos de gamificação também podem ser utilizados como aceleradores de produção, visibilidade dos participantes e autoridade, como medalhas e níveis de valor e importância na comunidade.


A Comunidade Digital como Negócio

Toda comunidade pode ter o objetivo da monetização futura, o modelo geralmente adotado é o de comunidade mista onde muitos conteúdos estão disponibilizados, porém, com a opção de acesso a uma área restrita (paga) do site com aulas, eventos, webinars, experiências, cursos exclusivos para os assinantes, ou seja, materiais mais densos que elevarão a qualificação pessoal dos membros já participantes da área aberta.

A criação de comunidades não é um processo rápido, porém é um caminho para uma sólida construção de marca no longo prazo. O segredo é manter-se relevante, acompanhar o comportamento da sociedade e fomentar a entrada de novos usuários, pois estes serão os principais responsáveis pela relevância dos temas atuais.

Conte com centenas, milhares de pessoas atentas ao ambiente do seu tema.

Lembre-se de que os membros serão seus olhos sobre o que acontece no mundo, basta lembrá-los de compartilhar os novos insights na comunidade.

 

 

 

Por

Fabrício Alencar Pereira
Head de Marketing na Marketing Ways. Consultoria Especialista em Estratégias de Marketing 360º, Branding, e-commerce e Comunicação Integrada para Growth.