É muito provável que você tenha ou conheça pessoas com algum tipo de deficiência, seja ela visual, motora, auditiva, cognitiva, intelectual e múltipla. Existem diferentes tipos de deficiência, sendo:
Quando se fala em acessibilidade é necessário compreender que não é uma boa ação, na verdade, é uma OBRIGAÇÃO no ambiente digital. É Lei nº 13.146 de 6 de julho de 2015:
No momento existem muitas empresas atentas ao ESG, que significa: Environment, Social and Governance, ou seja: meio ambiente, cuidado social e governança/transparência corporativa. Seja pela necessidade de prestação de contas aos fundos de investimento ou pelo posicionamento dos consumidores.
Acontece que, nem todas fazem algo além da divulgação institucional. Aqui abordaremos a oportunidade da Acessibilidade Digital. Na próxima vez que encontrar uma comunicação institucional com a bandeira do ESG, visite o site da empresa e verifique se existe alguma facilidade de acesso no website.
Lembre-se, o digital é fonte do conhecimento e informações imediatas em um mundo sem barreiras geográficas, conexões rápidas e recursos de comunicação nunca vistos antes. Será que isso é válido para todos? Pense antes de prosseguir.
Geralmente são pessoas independentes com vidas próprias, necessidades, que consomem e procuram o fazer o melhor possível com os recursos e tempo disponível, ou seja, iguais a todos nós.
Lembre-se de que muitas limitações podem ser superadas com a aplicação de uma visão inclusiva ao mundo digital. Isso tem um efeito libertador em relação à autonomia e autoestima.
Recomenda-se a aplicação das diretrizes do W3C/WCAG 2.1 em todas as plataformas e pontos de distribuição de conteúdos e informações, incluindo sites, apps, vídeos, stories, postagens nas redes sociais, podcasts e o que mais puder ser compartilhado.
Pessoa com deficiência visual utilizando notebook com auxílio de fones de ouvido para escutar a leitura de conteúdo e imagens de um site. (Imagem gerada via IA.)
Se estiver trabalhando no desenvolvimento de um novo site, priorize a acessibilidade no início.
Invista no treinamento da equipe e conheça os guias de acessibilidade e as leis. Converse com a equipe de marketing para a inclusão de PCDs (pessoas com deficiência) nas personas e estratégias de conteúdo.
Abrace a acessibilidade digital, contrate pessoas com deficiência: eles serão o seu melhor feedback sobre a qualidade do trabalho realizado.
Saiba mais sobre a importância do Branding e o valor das marcas para as empresas e consumidores. Leia estes conteúdos exclusivos:
A inclusão de um avatar em libras já seria um salto de qualidade e acessibilidade digital. O Hand Talk é uma excelente opção.
O Governo Federal também disponibiliza um conjunto de ferramentas gratuitas e de código aberto que traduz os conteúdos em texto, vídeo e áudio em português para Libras.
Permite que os dispositivos como celulares, computadores, tablets, notebooks e plataformas web sejam mais acessíveis para pessoas surdas.
Se você não puder pagar pela inclusão de um avatar, ao menos compartilhe a informação em seu site. Seja um facilitador. Converse com seu Dev.
A simplificação e objetividade fazem a diferença. Evite frases ou parágrafos muito extensos, lembre que o conteúdo será traduzido ou falado e geralmente a velocidade de escuta é bastante acelerada pelos usuários.
Utilize a ordem direta, palavras comuns, evite figuras de linguagem, pois, o usuário pode não saber do que se trata.
Os hiperlinks devem ser aplicados sobre um conteúdo relevante, não utilize linguagem neutra na web, isso é prejudicial para a tradução e você estaria prejudicando milhões de pessoas que dependem do uso de softwares de leitura de conteúdo.
A utilização de imagens deverá representar um conteúdo informativo, diferentemente das imagens ilustrativas sem função direta. Deverão ser ignoradas pelos recursos de tecnologia assistida. Atenção ao que realmente importa.
Trata da descrição através da Fórmula Simplificada: [ formato + sujeito + paisagem/contexto + ação. ]
Agora que seu site já está habilitado e acessível, é hora de compartilhar os conteúdos da maneira correta. Ficará um pouco diferente do que você fazia, mas estará um passo adiante. Continue!
O grande movimento empresarial do momento é ESG (do inglês Environmental, Social and Governance ou Governança Ambiental, Social e Corporativa), muito utilizado como critério de seleção para muitos investidores.
Porém, a INCLUSÃO digital passa por duas etapas, a primeira é prover o acesso à internet com computadores, conexão... enfim, tecnologia de modo geral.
Isso impulsiona o desenvolvimento de comunidades e leva para os estudantes, crianças e adultos que ficaram para trás, um novo mundo e oportunidades no mundo digital.
Falamos de informação, conhecimento e um motor para o desenvolvimento pessoal e profissional.
Após esta etapa, ainda é necessário garantir a acessibilidade digital para as pessoas com deficiência.
Os números mostram o tamanho desta demanda e quão importante é esta etapa, pois caso contrário o processo de inclusão do ESG não será efetivo em sua totalidade.
Como profissional de marketing, esteja atento ao cenário e participantes para uma entrega de valor que realmente possa contribuir com a sociedade.
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Por
Fabrício Alencar Pereira