No início de cada projeto de sucesso existe uma ideia diferenciadora, um modelo de negócio, uma proposta gerando valor e oferecendo uma visão de mundo que conversa com aquele determinado segmento de mercado.
As marcas são como os seres em constante desenvolvimento através de novas experiências compartilhadas.
As técnicas de branding e mapeamento de comportamento dos consumidores permitem que as marcas sejam dirigidas e comunicadas segundo as percepções e momentos de vida de seu público. O reconhecimento e relevância estão diretamente relacionados à capacidade de transferência de atributos positivos entre as partes... onde "eu endosso a marca, enquanto sou endossado por ela".
Mesmo que você não seja um adepto(a) dos esportes, ao utilizar marcas esportivas (tênis, roupas...), sua imagem, através da mensagem emitida às pessoas ao seu redor ou via redes sociais... é de que você uma pessoa ativa, pois é isto que está transmitindo, esta é a imagem criada na mente daqueles que te observam.
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Existem diversos fatores que funcionam como pequenas engrenagens, e que quando deixadas de lado causam danos imensos para a reputação, imagem das marcas e empresas em curtos períodos. É quando existe uma quebra na comunicação.
Certa vez ao iniciar um projeto de reposicionamento nos deparamos com uma marca com 12 anos de mercado, cuja última alteração de rotulagem havia impactado de forma negativa toda a sua história até aquele momento. Como algo assim é possível?
Quando ocorre uma ruptura na comunicação da marca e não a evolução de seu desenvolvimento como "ser vivo", as pessoas tendem a não reconhecer mais aquele amigo de tantas alegrias vividas e compartilhadas.
E também não confunda Campanha com Reposicionamento, muita gente faz isso.
Se existe um tema que não pode ser esquecido, é que conforme o público ou audiência amadurecem, também são influenciados por mudanças culturais, políticas e sociais, muitas das quais na maioria das vezes percebemos em grandes ondas de tendências e engajamento.
Estas grandes ondas trazem mudanças sutis de comportamento compactadas em suas camadas inferiores, que junto aos nichos, micro nichos alteram de baixo para cima a visão de mundo, normalmente chamada: padrão.
E você? Sentindo dificuldades para desenvolver estratégias de marketing eficientes?
Confira este artigo exclusivo da Marketing Ways sobre Branding: Marcas, Atração e Engajamento.
Por
Fabrício Alencar Pereira
Head de Marketing na Marketing Ways. Consultoria Especialista em Marketing Estratégico e modelagem de negócios integrando Branding, Full Digital (e-commerce, performance, social, automação), canais de venda e gerando valor aos clientes.