Considerando que o marketing digital permite desde ações baseadas em geolocalização, monitoramento em tempo real de dados de consumo, interações, conversões e toda a retroalimentação de dados que permite o aprendizado de máquina via inteligência artificial.
Concordo que posicionamos o ambiente digital como praça, ou seja: o local onde os Produtos e Serviços estão disponibilizados para a oferta, comparação, escolha e transação comercial (ou não) junto ao público-alvo.
No ambiente digital o canal de acesso à praça é o da comunicação (promoção), já que a segmentação de público segue as buyer personas, ajustando os conteúdos conforme as plataformas, tamanho de tela e dispositivo, nas escalas de consciência e etapas do funil, localização, desde a descoberta até a compra e prova social.
Diferentemente do ambiente físico, onde os produtos disponíveis são apoiados pela mídia em diferentes canais de comunicação (rádio, TV, anúncios, flyers, trade marketing, promotores, papelaria, feiras, sms e claro, o todo o composto digital), no marketing digital a praça e promoção são diferenciados (ou não) apenas pela escolha de plataformas para visibilidade e alcance, já que o “produto” não precisa estar fisicamente disponível e muitas vezes ocorre a sobreposição de impactos das mensagens que se complementam.
Entendeu a proximidade?
Descubra como integrar os canais e colocar os consumidores no centro da ação neste conteúdo exclusivo obre Omnichannel: O Cliente em Liberdade.
Aqui na Marketing Ways utilizamos um framework de trabalho que aborda as integrações e interações entre as diferentes áreas estratégicas para o crescimento sustentável dos negócios.
No ambiente digital, a PRAÇA utiliza os mesmos canais de PROMOÇÃO devido à alta segmentação de público-alvo e entrega de ofertas e conteúdos.
No ambiente físico e digital a interação já é completamente natural, faz parte do comportamento do consumidor, pois basta um smartphone e sinal de internet para saber mais sobre determinado produto à sua frente no ponto de venda, sem depender do auxílio de um vendedor e ainda visualizar opiniões de outros compradores.
Se você é criador de conteúdos, gestor de tráfego, trabalha na comunicação, e-commerce, desenvolve produtos, cria estratégias, se relaciona com o público… ao final do dia serão os resultados comerciais e/ou criação de demanda futura que indicará se está no caminho correto.
Felizmente no ambiente digital a possibilidade de ajustes rápidos é fácil, a maior dificuldade encontrada é o desenvolvimento de uma boa estratégia e execução adequada.
Sua empresa está com desafios que não consegue superar? Entre em contato e deixe-nos avaliar as oportunidades e ajustes necessários para maximizar os resultados.
Se você chegou até aqui, aproveite estes conteúdos exclusivos:
Por
Fabrício Alencar Pereira
Head de Marketing na Marketing Ways, Consultoria Especialista em Estratégias de Marketing, Branding, e-commerce e Comunicação Integrada com foco em Growth.