Blog do Marketing Estratégico

Praça e Promoção no Marketing Digital

Written by Fabrício | 30/06/2022 20:06:05


Postagem original em 09/out/2021

 

Marketing Digital trata de estratégias combinadas em plataformas e canais que permitem a entrega da mensagem certa para um público  extremamente segmentado, literalmente “em mãos” considerando o fator mobile first.
  • Nota: Existem muitas variações onde aparecem os 6, 8, 9... os infinitos Ps do marketing, mas fundamento é tudo: os 4Ps do marketing são os pilares para a construção de estratégias sólidas para a gestão de negócios. As variações são abordagens adicionais de canal. 

Considerando que o marketing digital permite desde ações baseadas em geolocalização, monitoramento em tempo real de dados de consumo, interações, conversões e toda a retroalimentação de dados que permite o aprendizado de máquina via inteligência artificial.

Concordo que posicionamos o ambiente digital como praça, ou seja: o local onde os Produtos e Serviços estão disponibilizados para a oferta, comparação, escolha e transação comercial (ou não) junto ao público-alvo.

 

No ambiente digital o canal de acesso à praça é o da comunicação (promoção), já que a segmentação de público segue as buyer personas, ajustando os conteúdos conforme as plataformas, tamanho de tela e dispositivo, nas escalas de consciência e etapas do funil, localização, desde a descoberta até a compra e prova social.

Diferentemente do ambiente físico, onde os produtos disponíveis são apoiados pela mídia em diferentes canais de comunicação (rádio, TV, anúncios, flyers, trade marketing, promotores, papelaria, feiras, sms e claro, o todo o composto digital), no marketing digital a praça e promoção são diferenciados (ou não) apenas pela escolha de plataformas para visibilidade e alcance, já que o “produto” não precisa estar fisicamente disponível e muitas vezes ocorre a sobreposição de impactos das mensagens que se complementam.

Como oferecer e promover/comunicar no ambiente digital?

  • Produtos: por website, Ads (google, Face), marketplaces, redes sociais (social sales), grupos, influencers, remarketing...
  • Promoção/Comunicação: por website, e-mail mkt, banners, Ads (google, Face), remarketing, marketplaces, influencers, redes sociais, grupos…

Entendeu a proximidade?

Descubra como integrar os canais e colocar os consumidores no centro da ação neste conteúdo exclusivo obre Omnichannel: O Cliente em Liberdade.

 

Framework Marketing Ways - Consultoria Especializada em Marketing 360º

Aqui na Marketing Ways utilizamos um framework de trabalho que aborda as integrações e interações entre as diferentes áreas estratégicas para o crescimento sustentável dos negócios.

No ambiente digital, a PRAÇA utiliza os mesmos canais de PROMOÇÃO devido à alta segmentação de público-alvo e entrega de ofertas e conteúdos.

 

No ambiente físico e digital a interação já é completamente natural, faz parte do comportamento do consumidor, pois basta um smartphone e sinal de internet para saber mais sobre determinado produto à sua frente no ponto de venda, sem depender do auxílio de um vendedor e ainda visualizar opiniões de outros compradores.

 

Os desafios e oportunidade na gestão de Produto, Preço, Praça e Promoção.

Uma abordagem que apreciamos sobre o ambiente digital:

Se você é criador de conteúdos, gestor de tráfego, trabalha na comunicação, e-commerce, desenvolve produtos, cria estratégias, se relaciona com o público… ao final do dia serão os resultados comerciais e/ou criação de demanda futura que indicará se está no caminho correto.

Felizmente no ambiente digital a possibilidade de ajustes rápidos é fácil, a maior dificuldade encontrada é o desenvolvimento de uma boa estratégia e execução adequada.

Sua empresa está com desafios que não consegue superar? Entre em contato e deixe-nos avaliar as oportunidades e ajustes necessários para maximizar os resultados.

Se você chegou até aqui, aproveite estes conteúdos exclusivos:

  1. Branding Estartégico na Gestão de Marcas
  2. Branding: Marcas, Atração pela emoção e Engajamento pelo significado.

 


Por

Fabrício Alencar Pereira
Head de Marketing na Marketing Ways, Consultoria Especialista em Estratégias de Marketing, Branding, e-commerce e Comunicação Integrada com foco em Growth.